Chat Analógico

Posted by on May 29, 2012 in NEWS | No Comments

Este projeto foi proposto no concurso nacional Action For Age 2, organizado pela Experimenta Design e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e  foi uma das propostas finalistas, congratulada com um prémio de implementação em contexto real.

 

O Chat Analógico, como foi intitulado, traduz-se num processo motivacional. Através da escrita “à moda antiga”, promove relações intergeracionais espontâneas e aproxima pessoas numa sociedade de indivíduos, inspirando assim para uma sociedade mais consciente das suas pessoas.

Em traços gerais, a comunicação acontece por meio da estruturação de redes sociais analógicas, projetadas em parceria com instituições locais. São criados grupos de correspondência ou comunidades de correspondentes que utilizam os postais do Chat Analógico para comunicar entre si, de uma forma subtil e sem afectar o enraizamento das pessoas. Muito à semelhança das plataformas online, é tão simples como aceitar um pedido de amizade!

Os participantes do Chat Analógico têm assim a oportunidade de experienciar a expectativa – a nostalgia, para alguns – e o exercício cognitivo inerentes à comunicação escrita manual.

O Chat está a crescer e tem semeado as suas redes sociais analógicas ao alcance de todos. Está em funcionamento em Viana do Castelo, em Aveiro e na Amadora. O objectivo é atingir a escala nacional e interligar todas as redes sócias analógicas numa só e inspirar o maior numero de pessoas possível!