Hinamatsuri Project 1#

Posted by on Nov 12, 2013 in NEWS | No Comments

Sexta-feira, dia 9 de Novembro de 2013

Eu e a Filipa começamos as filmagens pelas 17horas da tarde. Estava muito nervosa e ansiosa por conhecer quatro dos meus parceiros no Hinamatsuri Project.

Mais tarde, da porta principal avistei uma mãe e um filho e rapidamente percebi que estava diante do Manuel meu novo “colega” do design e da Paula, uma inspiradora mãe (tal como outras que vos apresentarei) à qual pedi que fizesse um pequeno video de apresentação do Manuel. Sentada ao lado da Laurinda, a Paula apresentou o seu filho de uma forma tão clara e bonita que me fez sentir que já os conhecia há muito tempo. O Manuel e eu rapidamente começamos a interagir. E foi tão tão bom! Acho que entrei no coração dele como ele já está aqui no meu…

Mais tarde chegou a Guilhermina com o Afonso e a Joana. A Joana já é das “nossas” há algum tempo! Com a mãe deu-nos uma preciosa ajuda participando no focus group no Estudo que realizamos sobre o Castelo de São Jorge. Não conhecia o entusiasta irmão da Joana, o Afonso, que prontamente se apresentou… Perspicaz e atento às tarefas da Joana não deixou por mãos alheias desenhar também ele um belíssimo dragão! Quanto à minha querida Joana foi muito bom poder abraça-la novamente. Mostrou-se compenetrada e meticulosa no desenho que fez… e eu fiquei a pensar nisso!

A Vera, a mais nova dos meus companheiros, é uma entusiasta e bem disposta. Rodeada pelo pelos dois irmãos (Rita e Vasco), mostrou-se muito determinada nas “funções”. E claro, volta e meia a Marcelina lá tentava estimular (ainda mais) a participação da Vera.

A Teresa foi outra surpresa! Chegou à sala de trabalho com a mãe, a Rosa, e com a irmã que descobri horas mais tarde que também é designer. A Teresa, desenhou para mim uma princesa e um príncipe… mas foi quando lhe mostrei fotografias de comida japonesa que os seus desenhos revelaram graficamente muito interessantes.

Regressei ao Porto com um novo desafio: pensar de forma particular nas capacidades individuais da Joana, do Manuel, da Teresa e da Vera, no sentido de as valorizar através do design. QUE DESAFIO ESTE!

Com o coração muito “quentinho” agradeço muito à Associação Pais em Rede, em particular à Guilhermina Cruz que acreditou desde logo no projeto e por me ajudar na dinamização; à Laurinda Alves, que é uma “facilitadora” e que rapidamente capta o potencial de cada um e quando nos encontramos há sempre espaço para novos desafios; à Filipa Mendes (que conheci em Nisa) que tão prontamente “alinhou” e com é tão fácil trabalhar… ; e por fim, a estes Pais que embora receosos estão dispostos a “avançar” e que me trouxeram estes novos 4 amigos.
Embora não estivesse na programação, creio que na sala do Dialogue Café na Gulbenkian se fez magia.

OBRIGADA # OBRIGADA # OBRIGADA

Slide05